Entrando na Era Digital da Navegação a Roadbook com a F2R
Durante mais de quatro décadas, o Rally Raid baseou-se nos tradicionais roadbooks de papel, um método que remonta aos antigos pergaminhos egípcios. Esta técnica duradoura tem sido a base de um desporto que é movido por desafios e aventura. Embora a simplicidade e a fiabilidade dos roadbooks em papel nos tenham sido bastante úteis, chegou o momento de uma mudança transformadora.
Na F2R, estamos empenhados em abraçar a Nova Era do Roadbook Navigation, e 2024 marcou definitivamente um ano crucial nesta jornada. Os rápidos avanços na tecnologia permitiram-nos desenvolver um dispositivo digital capaz de suportar as condições extremas do Rally Raid melhorando, simultaneamente, a experiência de navegação. O potencial destes dispositivos já foi demonstrado e comprovado.
A nossa visão da tecnologia digital na Navegação a Roadbook não passa por facilitar o desporto, nem alterar a sua essência. Compreendemos a importância de preservar a natureza desafiante da navegação e o verdadeiro espírito da Navegação a Roadbook. Pelo contrário, o nosso objetivo é aproveitar a evolução digital para aumentar a segurança, melhorar a usabilidade, simplificar as tarefas organizacionais, como as correcções ao roadbook, e promover a justiça e a igualdade de oportunidades dentro do desporto.
Este processo de mudança em curso está bem encaminhado e a F2R está na vanguarda desta Nova Era. Tal como temos sido um "player" significativo na navegação a roadbook tradicional, estamos igualmente empenhados em liderar o caminho para abraçar a revolução digital. Estamos entusiasmados com o caminho promissor que temos pela frente e com o potencial que ele representa para os entusiastas do Rally Raid em todo o mundo.
O nosso F2R Y1000
Nos últimos três anos, dedicámo-nos totalmente ao desenvolvimento do Dispositivo Digital F2R. Tirando partido da nossa vasta experiência em rallies, concebemos meticulosamente um dispositivo que consegue suportar os rallies mais exigentes do mundo. Foi concebido especificamente para suportar as condições extremas, incluindo temperaturas variáveis, vibrações intensas, exposição direta à luz solar e cenários de grande impacto.
Este processo de criação do F2R Gamma 1000 tem sido rigoroso e desafiante. Desde o hardware ao software e firmware, todos os aspectos do dispositivo foram desenvolvidos internamente pela nossa equipa. Desde fevereiro de 2024, temos vindo a testar rigorosamente vários protótipos para garantir os mais elevados padrões de desempenho e fiabilidade. O nosso compromisso com a perfeição levou-nos a continuar a testar e a aperfeiçoar até conseguirmos a derradeira ferramenta de navegação.
Com uma dedicação inabalável, a nossa missão é criar a ferramenta de navegação mais avançada para motas de aventura e de rally.
Destaques do Desenvolvimento e Principais Especificações
Abaixo, destacamos os principais marcos do nosso processo de desenvolvimento, estatísticas da nossa actual fase de testes e algumas especificações gerais do dispositivo F2R Y1000.
Marcos
Fase de Testes em Números
Especificações e Detalhes
Firmware
- SO: Android 13 (Personalizado pela F2R)
- Suporta aplicações de terceiros
- Actualizações via OTA
Software F2R Roadbook
- Cumpre os regulamentos da FIM e da FIA
- Odómetro principal integrado (total, com uma ou duas casas decimais)
- Odómetro secundário integrado (parcial, em kms ou metros)
- Velocímetro integrado (com avisos sobre as zonas de velocidade)
- Método de importação de ficheiros: Via RDS ou localmente
- Actualizações via OTA
Hardware
- Ecrã: Ecrã de alto brilho (com revestimento específico F2R)
- Tamanho do ecrã: 8 polegadas
- Espessura do ecrã: 4 mm (com tratamento especial)
- Formato do ecrã: 4:3 (formato de rolo de papel A5)
- Touch: Touch capacitivo
- Conectividade: Wi-Fi + Bluetooth
- Sistema de gestão de energia F2R (avisa o utilizador para evitar a descarga da bateria do veículo)
- Chassis: Totalmente em alumínio CNC
- Computador Android destacável do chassis (pode ser trocado entre motos)
- GPS de elevado desempenho (precisão de menos de 1 metro CEP)
Outros
- Tomada para Buzzer (Sentinel)
- Botão de alimentação
- Botão de Home
- Botão de controlo da luminosidade
- Botão de bloqueio de ecrã/standby
- Comando de guiador específico ligado por cabo
- Peso: Aprox. 1245g
Disponibilidade prevista: 1º trimestre de 2025
Preço de retalho: 1795,00 €(preço com IVA 23%)
Informação actualizada em:
Comentários dos cavaleiros
5
em 5
Utilizei o f2r durante um rali de sete dias e funcionou na perfeição, um sistema de navegação de rali absolutamente fantástico. O ecrã não foi de todo afetado pela luz solar, vibração e é muito robusto com um grande dissipador de calor na parte vermelha do ecrã. Gosto da forma como funciona com os botões multifunções f2r. A configuração e a realização de alterações são muito intuitivas e fáceis. O ecrã tátil funciona na perfeição com luvas e tem o nível de sensibilidade correto para não causar falsas selecções, etc. Para mim, acabou-se o papel nos futuros ralis. Esta unidade é excelente e muito superior a qualquer outra disponível no mercado
Sean O Leary - (cavaleiro amador)
5
em 5
Tive a oportunidade de experimentar o Y1000 em várias ocasiões, que incluíram dias de sol ao longo da costa portuguesa e eventos de rali com chuva intensa. Em ambas as ocasiões, o dispositivo foi ótimo. A visibilidade foi óptima em todas as condições, é super resistente (consegui transformar a minha moto num submarino durante algum tempo e nada aconteceu ao dispositivo) e o ecrã tátil/botões são amigos das luvas. Que produto.
Artur Alves - (cavaleiro amador)
5
em 5
produto fantástico que te proporciona um painel de controlo digital perfeito! super robusto, muito brilhante e bem concebido! produto perfeito!
Remi - (cavaleiro amador)
5
em 5
A experiência foi muito boa ,funciona bem com a água e lama que apanhamos pelo caminho ..sem dúvida uma mais valia para qualquer piloto ,fácil de mexer ..é o futuro .Bom trabalho F2R.
Tomás Neves - (copiloto SSV)
5
em 5
Já experimentei o tablet várias vezes e sou um grande fã do trabalho do F2R. É como navegar com o ERTF. É uma ferramenta essencial para qualquer piloto e navegador.
Gonçalo Reis (copiloto SSV)
5
em 5
Não é apenas um tablet, é um dispositivo adequado para o rali. Preparado para condições difíceis e boa visibilidade. Plataforma fácil para carregar os roadbooks. Este é um "must to have" para os amantes dos ralis.
Jordi Viladoms (ex-piloto de Dakar)
5
em 5
Utilizei o dispositivo durante uma corrida de rali de três dias e o Y1000 foi simplesmente fantástico. Foi a minha primeira experiência com um roadbook digital, mas não me fez arrepender do roadbook de papel. A F2R construiu um dispositivo robusto com um ecrã super brilhante e uma experiência de utilização intuitiva. No estilo típico da F2R, o Y1000 funciona sem problemas, permitindo que o piloto se concentre na corrida em vez de ter de se preocupar com as definições, comandos e botões. A nova era já começou!
Mattia Manazzale - (cavaleiro amador)
5
em 5
O protótipo mais recente já nos deixou totalmente impressionados na fase de testes. Este gerador foi concebido, como nenhum outro até agora, por pilotos de rali para pilotos de rali. Trata-se de um Gehäuse robusto, combinado com um vidro de 4 mm de espessura e um ecrã incrivelmente bonito, que pode ser facilmente absorvido ao toque do sol. Podes dizer que este é um produto único, que ainda não está disponível no mercado. Srdan von thats-rally.de
thats-rally.de
5
em 5
Tive a oportunidade de utilizar o dispositivo em diferentes condições climatéricas e sem quaisquer problemas, mesmo sob chuva intensa e muita água. A luminosidade e a ausência de reflexos, com uma boa leitura das notas no modo de rali, foram muito positivas. Felizmente não tive nenhum acidente com ele, mas parece ser muito robusto também! 5 ⭐
Daniel Jordão - (Copiloto SSV)
5
em 5
Sem dúvida, é a evolução para o futuro! O Y1000 tem um ecrã maior, é muito fácil de instalar, e a funcionalidade tátil funciona bem, mesmo com luvas, e como esperado desta empresa, é muito intuitiva. Tive o prazer de navegar à noite e, ajustando corretamente a intensidade da luz, sentimo-nos confiantes. A transição dos road books convencionais para os digitais é uma realidade, e sim, torna tudo mais fácil... Para quem ainda não experimentou, acho que vai mudar de ideias quando navegar ou mesmo seguir um percurso GPS com a nova Y1000 da F2R. Obrigado por tudo. Tudo de bom para toda a equipa.
Pedro Barradas - (cavaleiro amador)
5
em 5
Adorei o dispositivo, tive oportunidade de experimentar na baja TT de Lagos, Reguengos e no Portalegre, o único problema que tivemos foi no comando que deixou de funcionar, mas conseguimos resolver o problema e em prova não deu problemas
Carlos Paulino - (copiloto SSV)
5
em 5
Sempre me senti relutante em andar com roadbooks digitais e considero-me mais um tipo de papel (na condução de roadbook). Não só a luminosidade tem sido fraca (em quase todos os modelos), mas também a fiabilidade dos dispositivos disponíveis até agora não estava à altura de uma etapa de rali. Tudo mudou com o Y1000. A robustez do dispositivo e o seu incrível brilho do ecrã a qualquer hora do dia são factores de mudança. Este é realmente o futuro!
Mário Pelicano - (cavaleiro amador)
5
em 5
Visibilidade como nenhuma outra. Sempre presente (podes esquecer que a visibilidade era um problema no passado, porque o problema simplesmente desapareceu). Muito robusto! Ergonomia feita para motociclistas! Em todo o dispositivo (incluindo o software) é visível que este foi feito: de motociclistas, para motociclistas (de todos os níveis)!
Henrique Almeida - (cavaleiro amador)
5
em 5
É exatamente o produto de que preciso para treinar para o Dakar. O reflexo é bom, a luz é boa e a configuração roadbook é perfeita para a navegação
Javi vega - (piloto do Dakar)
5
em 5
Um verdadeiro "gamechanger" no mundo dos roadbooks digitais. Não se trata de um tablet comum adaptado aos ralis, mas de um dispositivo à prova de bala, especificamente concebido para ralis e com uma visibilidade de topo
Ludovico - (cavaleiro amador)
5
em 5
Testei o dispositivo num evento roadbook de três dias. Funcionou na perfeição. O ecrã é super brilhante, mesmo com óculos escuros e com o sol a meio do dia em Portugal, consegui baixar o brilho. O medidor de percurso GPS é muito preciso. A interface do utilizador é lógica. As funções inteligentes são muito úteis. Não é um tablet normal de prateleira, é um dispositivo de roadbook digital. Fica com o meu dinheiro!
Mikael Berglund - (ex-piloto do Dakar)
5
em 5
Este Tablet foi usado no Rally de Porto Alegre (Portugal) este ano. Posso assegurar-te que aguentas a água perfeitamente. Tem muitas possibilidades, para colocares os parâmetros a teu gosto. Estás preparado para fazer bons treinos e carreiras. Nota que está desenhada por uma equipa que conhece bem o que é necessário para um piloto de motos ou copiloto de coches/camiones. Está à altura da que usamos no Dakar no nosso camião. e é muito rápido e fácil de instalar.
Jordi Esteve (piloto camiones Dakar)
5
em 5
O dispositivo digital F2R foi uma surpresa fantástica, muito fácil de utilizar. Todas as funcionalidades funcionaram na perfeição. Fiz 400 km com ele e a hora funcionou corretamente e mesmo ao meio-dia, com o sol a pino, consegues navegar com ele. O dispositivo em si é robusto e o ecrã tátil funcionou perfeitamente. É obrigatório se gostas de navegar e fazer rallys
Martim Martins - (cavaleiro amador)
5
em 5
O Y1000 é espetacular, começando pela luminosidade, a qualidade de todo o material, a facilidade de ser utilizado, tudo!!! Não tem comparação com outros tablets convencionais, isto sim é um Aparelho de Roadbook digital!!! Parabens F2R
Duarte Santos - (copiloto SSV)
5
em 5
O Y1000 é um dispositivo universal perfeito para treinos de rali e passeios de aventura. O hardware é robusto e funciona bem. O sistema operativo Android permite ao utilizador treinar com roadbooks, bem como utilizar qualquer outra aplicação android, incluindo aplicações de mapeamento e navegação. Recomenda-o vivamente!
Matthew Glade - (cavaleiro amador)
4
em 5
Produto de boa qualidade, não se encontra em contacto com outros produtos. Opções úteis, tais como a evacuação de água, a evacuação direta da água e a remoção de resíduos para a lavagem. O prémio é para a quantidade mais elevada, mas é normalmente inferior à sua própria encomenda.
Clint De Cramer - (cavaleiro amador)
5
em 5
Testou a Y1000 durante o Addax Rally 2024 em Marruecos. Pareceu-me excelente pela sua usabilidade, brilho, robustez e facilidade de instalação. Muito bom!
Iván Merichal - (piloto do Dakar)
5
em 5
tive a sorte de testar o Y1000 para o Greece Rally 2024. depois de 7 dias de corrida e muitas pedras e trilhos duros de enduro, posso dizer que este é o roadbook eletrónico mais completo do mercado. ecrã luminoso incrível, transição suave, fácil de instalar e utilizar. veio numa caixa segura juntamente com os seus componentes e instruções claras sobre como ajustar tudo. este é o futuro da navegação roadbook e como um amante de papel duro a sensação depois de correr com o Y1000 é como usar papel. Posso facilmente dizer que depois de testar 5 tablets diferentes que reivindicam o mesmo, nenhum se aproxima dos resultados do Y1000.
Braaaap Goat - (cavaleiro amador)
5
em 5
O Y1000 foi alvo de muito esforço e desenvolvimento, um dispositivo robusto com caraterísticas inteligentes e práticas criado para rallys. O que mais gostei foi a simplicidade de instalação no suporte (e o suporte é pequeno), o dispositivo não precisa da proteção a toda a volta como os tablets comuns, por isso no final a forma final é fina. Parabéns à equipa f2r!
Stefan Roza - (piloto amador)
5
em 5
Este Y1000 não é mais um tablet, é um produto completo concebido para dar o mesmo aspeto e sensação do papel no mundo digital do rally. Ecrã fantástico, materiais robustos, design muito bom e, assim que começares a usá-lo, mesmo que sejas (como eu) um amante clássico do roadbook em papel, não há hipótese de quereres voltar a usar papel depois de usares o Y1000. Eu estava a usá-lo para o Hellas Rally e para o Rodibook deste ano de 2024! Isto é realmente algo muito especial e espetacular 😉.
Isaac Feliu - (ex-piloto do Dakar)
5
em 5
Tive a oportunidade de testar o Y1000 em Portugal (num evento da R3) e na Suécia, num encontro local da roadbook. O melhor de tudo é o ecrã e os controlos analógicos de brilho e bloqueio. A legibilidade do ecrã é verdadeiramente perfeita. Desde sol pleno em Portugal, até ao frio e escuridão na Suécia. Os controlos funcionam muito bem. Não tens muito do que te queixar!